segunda-feira, junho 13, 2005

Depoimento GP de Montanha (2005)

Caros,

Se a idéia do Weimar, era separar o joio do trigo, com requintes de sadismo e crueldade com pitadas de paisagem exuberante e tremendas lições de desafio e superação pessoal, ele conseguiu, ele está de parabéns!

A marcação da trilha, o tracklog os avisos, estavam ótimos!

Aquelas tangerinas no alto do carrega-bike eu saboreei umas três contemplando o Alto Delírio e pensando muito em como a vida é uma coisa bela, e como os momentos de felicidade podem vir mesmo nos mais difíceis momentos.

Muitos me perguntaram porque eu, com menos de seis meses pedalando me inscrevi na categoria Esporte (a dos 70Km) e não a Aventura (reduzida). Eu me inscrevi porque eu achava impossível completá-la, foi isso. Parece coisa de maluco? Pois é. Eu quis tentar, testar, não a superação, mas meu próprio limite. Eu acho que consegui.

Passei por trechos onde as marcas dos pneus mostravam alta velocidade, a beira de abismos, em cascalho, em subidas, em descidões. Vi marcas de galhos quebrados, sapatilhas, derrapagens. Eu, tentando seguir os grandes, aqueles bem mais experientes que eu. Aprendi muito nessa observação, nesse trabalho de tentar imaginar como fizeram os que muito tempo antes passarampor mim. Tenho muita admiração por todos, não foi fácil não.

Quando eu parei em frente ao empurra-bike (o primeiro) eu olhei ao redor e vi aquela paisagem calma, silenciosa, a não ser pelo canto de alguns pássaros esperando pelos seus desafiantes. Apenas ali, a espera. Nós, uma coisinha minúscula com seus maquininhas de alumínio e borracha. As montanhas pareciam dizer: Estamos a espera de vocês! Venham. Alcancem nosso ponto mais alto e nos admirem! Será a sua recompensa pelo esforço! Partilhar de nossa beleza!

Respirei fundo! Estava com fome (não levei comida, esqueci em casa, na pressa). Minhas costas e braços estavam doendo de uma queda na semana passada e estava ficando cansado após a subida de metade do Alto Delírio. Mas quer saber? Era um convite irrecusável. Eu ia ver o Delírio lá de cima!

Passei pelo último apoio, passei por alguns bikers que estavam fazendo o Delírio, atravessei quilômetros da mais completa solidão e atravessei séculos conversando comigo mesmo. Comecei aquela prova uma pessoa. Cheguei em Planaltina outra, completamente diferente.

O empurra-bike parecia crescer a cada pedalada, aquelas pequenas valas e cascalho solto, ridículas a distância, transformaram-se em grandes obstáculos. Comecei a subir, primeiro cerca de 5 metros por minuto, a parte final fiz a menos de dois metros por minuto. O empurra bike me pareceu um ralo de energia, quando eu terminei de subí-lo as primeiras câimbras começaram.

Nossa! Pedalar com câimbras dói, não é? Não sabia. E a cada subida que completava mais câimbras, em músculos diferentes, somaram-se as primeiras. Começou um congresso de câimbras, bem ali, nas minhas pernas, nas coxas. As vezes descia da bike e chorava, um minuto, dois. E voltava a pedalar.

Fui perdendo ritmo. Nas maiores subidas as câimbras vinham e eu tinha que empurrar. Logo logo, as câimbras vinham até nos planos, nos estradões. Era um questão de tempo até a parada total. A natureza ao meu redor, complacentemente esperando.

Finalmente, me aproximei do carrega-bike, quando eu o avistei, não pude deixar de rir! Aquilo estava errado. Olhei meu GPS e o mapa que carregava, as placas, as marcas dos pneus, tudo apontava para aquele paredão, não estava louco não! Quem estava louco era o Weimar!

Nesse momento, eu estava com tanta fome que me aproximei daquele paredão bem devagar, não tinha concentração suficiente para descer aqueles cascalhos sem cometer um deslize perigoso. Conversei pelo rádio com Spinner, que já estava quase completando a subida, da minha posição pude estimar que ele estava um quilômetro e meio na minha frente. Ele me informou que haviam consumido toda a água no alto do empurra-bike e só haviam restado as tangerinas. Pedi pra ele me deixar, se pudesse, dois power-gel. Esses dois power-gel, mais tarde, me deram algum fõlego. Valeu bródi Spinner!

O empurra-bike foi um tremendo teste psicológico. Achei que fosse parar por ali mesmo, a meio caminho do topo. Então eu pensava nas tangerinas, tangerinas suculentas e doces. Só mais um pouquinho pra eu pegar algumas.

Não conseguia carregar a bike por conta do estiramento nas costas, eu empurrava, prendia em algumas pedras e subia um pouquinho, achei mais fácil subir pelo mato porque minha sapatilha escorregava muito. Em um desses escorregões senti uma dor forte no tornozelo direito. Pensei: Agora só de helicóptero. Felizmente a dor passou uns dois minutos depois e eu pude continuar a escalada.

O empurra-bike é como se fosse um grande morro íngreme com um outro morrinho (ingreme também) em cima. De baixo você não vê esse pedacinho. Então eu fui subindo o pedaço maior, a distância diminuindo, a fome e a fraqueza aumentando, a esperança nas tangerinas bem forte.

Cheguei!

Quando pensei em me animar um pouco, olhei ao redor e vi o outro morrinho que faltava. Não dá pra explicar o desânimo que me deu. Tive que ficar parado um pouquinho, concentrando, respirando fundo.

Enfim, eu cheguei. Demorei exatos 27 minutos para completar a subida. Pareceram horas.

Tirei meu capacete, a bandana, as luvas, o camelbak, uma vontade danada de respirar fundo, ventilar, ficar pelado.

Olhei ao redor. De um lado as garrafas pelo chão, lixo. De outro a beleza fantástica do lugar. Peguei umas tangerinas e fiquei pensando....muitas coisas, nas pessoas que gosto, algumas delas nem percebem esse meu gostar :o), nas coisas que faço, nas coisas que fiz, as coisas que deixei de fazer. Principalmente pensei nas coisas que quero fazer. Cara, a cabeça é um negócio louco! Milhares de coisas se passaram, criei e destrui universos inteiros em minha mente, fiz e refiz dialógos. Olhei o relógio. Dez minutos haviam se passado. Hora de continuar.

Que gracinha aquele single logo na saída do empurra-bike. Um prêmio da natureza pelo nosso esforço, eu acredito.

Encontrei água gelada no carro de apoio logo depois. As duas últimas garrafinhas geladas meu bródi Spinner deixou pra mim. Nada paga uma amizade, não é? Camarada Spinner, eu me emocionei quando a moça do apoio falou: Olha eu tenho duas garrafinhas de água bem gelada que o seu amigo me pediu pra deixar pra você!

Calculando o tempo que eu demorei pra subir o empurra-bike, descanso, terreno, etc. Estimei em 6-8Km a distância de Spinner para mim. Pensei em forçar um pouco o ritmo para alcançá-lo.

Sem chance. Na primeira subida forte do Tobogã as câimbras quase me derrubaram da bike. O resto vocês podem imaginar. Dez quilômetros depois eu subi no carro de resgate. Não queria, não queria mesmo. Mas uma parte da luta é saber desistir no momento certo e esperar a próxima oportunidade, por isso, mesmo a contragosto, fiquei triste, tirei meu capacete, as luvas me separei da minha bike e subi no carro.

Fui bem chateado boa parte do caminho. Eu sabia que conseguiria completar...o problema era o tempo, estava indo muito lentamente.

Depois fui me conformando. Lá na frente recolhemos um bródi que estava gripado e cansou, mas uns quilômetrso recolhemos outro. Depois, faltando cerca de 10Km para a chegada cruzamos com Spinner, estava indo em um ritmo constante, devagar mas constante, parecia bem. Resolveu continuar. Bati palmas! Dei força, fiquei torcendo por ele! Completou! É isso mano véio!!

Quando cheguei na prefeitura, estava meio aéreo, Cláudia me pegou pelas mãos, me deu um beijinho e me levou onde estavam Janice, Othon e outros amigos.

Quando vi meus amigos eu confesso que fiquei bem alegre! Foi como se eu estivesse chegado em casa. Estava entre aqueles que gostavam de mim. Janicezinha parecia aliviada eu acho...o maluco do Curupa não quebrou o pescoço e fora a poeira no cabelo e na bike parece estar inteiro, não toma jeito mesmo...deve ter pensado. He he...

E agora? Será que tomei juízo e nas próximas competições vou estar nas provas light ou vou me meter entre a elite, feito um louco? Bem, eu acho que juízo, ou você tem, ou não tem. No meu caso, eu acho que eu não tenho mesmo! ha ha ha (riso insano), quem apostou na opção B (feito um louco) acertou!

Claro que não vou tentar nada onde possa estar expondo a vida de alguém a algum risco, direta ou indiretamente.

Para todos aqueles que fizeram a prova, completando ou não, meus sinceros parabéns, foi um momento mágico o dia de ontem.

Abraços!

Ricardo-Curupa